quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Síntese da pesquisa realizada com um coordenador(a) pedagógico(a)

  Síntese da entrevista com um coordenador(a) pedagógico(a)

  De acordo com a entrevista realizada, pude perceber como ainda nos dias de hoje as diferenças, sejam elas econômicas, sociais ou de qualquer outra natureza interferem da vida das pessoas, e isso acontecem inclusive e muito nas escolas.
A escola que escolhi para a entrevistada  fica localizada em um bairro pobre na cidade de Taiobeiras-Mg,e atende uma clientela em que grande maioria vem de uma classe econômica baixa, e seu público alvo concentra crianças de 05 a 09 anos.
No entorno da escola á uma igreja, o que faz com que os movimentos religiosos estejam em contato com os alunos, sem que a escola os obrigue a seguir está ou aquela religião.Há também ma grande participação da comunidade com a vida escolar, através das reuniões e das festas realizadas em datas comemorativas, como é o caso do Dia dos pais, Dia das mães, festas juninas e etc.
Percebi também que os elementos culturais da comunidade estão muito presentes da vida da escola, sejam eles por meios religiosos, culturais ou até mesmo no uso da linguagem informal.
Ainda pude notar que a escola procura incluir todos o alunos nesse ambiente sudável á todos, e para isso conta com diversas intervenções pedagógicas, e está sempre solicitando das autoridades competentes melhorias para a escola, dessa forma facilitando o acesso á todos os alunos.
Poder conhecer um pouco mais de perto a realidade de uma escola foi uma experiência gratificante para minha futura carreira na área da educação.Analisar os problemas enfrentados pela coordenação de uma escola referentes á cultura inserida pela sociedade á grande parte das crianças, em todos os aspectos, e ver como eles fazem para além de tentar lhes mostrar um leque de novas opções e continuar respeitando suas crenças e cultura foi muito importante e valioso pra mim!

Entrevista realizada no dia 26 de Agosto de 2014

domingo, 10 de agosto de 2014

Rotina na Educação Infantil

Olá pessoal,na postagem de hoje irei falar sobre Rotina da Educação.
Estudamos esse tema na matéria de Didática do curso de Pedagogia-UEMG.
Este é o meu comentário em relação á Rotina Escolar e logo abaixo estão algumas fotos tiradas  na Escola Estadual Professora Dona Preta,aqui em Taiobeiras- MG,(Onde desde já agradeço a colaboração da direção,funcionários e professoras da escola,por ter me autorizado a participar um pouco dessa rotina).
Então é isso,espero que gostem e assim como eu,tirem proveito do conhecimento adquirido em cada processo!

''A rotina escolar é a programação feita pelo professor referente ao que será dado dentro ou fora da sala de aula. É uma forma de organizar e planejar o tempo, podendo assim aproveitar mais do tempo disponível ,tendo um rendimento melhor. Para a elaboração dessa rotina, é importante que se leve em consideração a individualidade de cada criança, considerando-se suas necessidades e respeitando o tempo e as habilidades de cada um. Se por um lado a rotina escolar contribuí muito para a organização das aulas, pois permite um maior controle do tempo,seguindo um cronograma que facilita tanto ao professor,quanto ao aluno a saberem o que será feito em determinado momento,dando as crianças uma direção,tornando-as mais autônomas e responsáveis,por outro lado pode trazer algumas desvantagens,como quando o aprendizado se torna mecânico,sobrecarregando os alunos e fazendo com que haja um desinteresse pelo aprendizado.''

 Aqui estão algumas das fotos tiradas durante a aula que visitei.mais uma vez agradeço a toda direção da E.E.Professora Dona Preta, a professora Zilma e toda a turminha Pinóquio pela troca de experiências.



Os alunos da turma Pinóquio ficam atentos a tudo que a professora fala!Nesse momento,estavam lendo junto com ela o texto '' O sapo sapeca''
.
Olhares atentos a cada palavra e gesto da professora! É muito gratificante para uma aluna de Pedagogia ver o desempenho dessas crianças e a vontade de aprender.Isso me motiva muito!
A professora Zilma explica lendo junto com as crianças a rotina escolar do dia (07/08/2014),
Essa foi a rotina da turma no dia em que fui visitá-la.Foi preparada para atividades até o recreio,pois depois disso,as crianças iriam fazer a prova bimestral.
Aqui estão alguns dos trabalhos realizados pela turma!! Eita criançada criativa e inteligente!


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Educar

Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". 
Anísio Teixeira

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pichação X Grafite

                                    Pichação X Grafite



Imagem de Pichação
Unicaexcecao.blogspot.com (Acesso em 01/05/2014)


Pichação é o ato de desenhar, rabiscar, ou apenas sujar um patrimônio (público, privado) com uma lata de spray ou rolo de tinta.

Diferentemente do grafite, cuja preocupação é a ordem estética, o piche tem como objetivo a demarcação de territórios entre grupos. No geral, consiste em fazer algo que para eles é uma arte e para a sociedade é um ato de vandalismo.


Imagem de Grafite:
 Grafitelc.blogspot.com (Acesso em 01/05/2014)





O grafite trata-se de um movimento, organizado nas artes plásticas. Apareceu no final dos anos 70 em Nova Iorque, como movimentos culturais das minorias excluídas da cidade. Com a revolução contracultural de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações. Os grafiteiros querem sempre divulgar essa ideia.



O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive,  principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

 





Fontes de pesquisas: www.wikipédia.com.br
www.klickescolas.com.br/
Grafitelc.blogspot.com
Unicaexcecao.blogspot.com