Tomando
base nos estudos feitos sobre a Metodologia da Matemática, utilizando os
vídeos, textos e artigos indicados para reflexão, percebemos que a matemática é
uma ciência que interessa a todos, pois estuda as relações e tem o papel
fundamental de um instrumento de análise e previsão.
Aprender
matemática, assim como o processo de alfabetização e letramento, também envolve
muita leitura e compreensão. Essa alfabetização matemática é tida como uma
possibilidade de leitura mais ampla do mundo.
Na
matemática não existe muita diferença entre o numeramento e a alfabetização
matemática, como existe na alfabetização e letramento da língua materna. Na prática,
o ensino da matemática busca desenvolver meios sociais na leitura e escrita no
âmbito dos conceitos matemáticos.
A
linguagem matemática e a linguagem natural estão presentes em todas as áreas do
conhecimento. Elas constituem condições, possibilidades de resolução de
problemas, com sues instrumentos próprios de expressão e comunicação.
É necessário
então, que a compreensão da nossa língua materna esteja atrelada a linguagem
matemática, assim, uma dará o devido suporte á outra.
Referência:
https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/linguagem.pdf
(Acesso em 27/11/2015)
https://www.youtube.com/watch?v=RBtnYj8BZ5I
(Acesso em 27/11/2015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário