Relatório
de Estágio/ Atividade de regência
No período de 13 a 31
de Março de 2017, realizei no CESP ( Centro Educacional Silveira Pinheiro) o
estágio obrigatório de docência.
Com o objetivo proposto
de acompanhar o cotidiano dos profissionais da Educação Infantil, e, vivenciar
as atividades práticas de docência, retornei á escola na qual havia realizado
meu estágio de observação, porém, diferente da primeira vez, nessa etapa fiquei
em uma única turma, o maternal III.
A turma e a professora
foram muito receptivas e gentis comigo. Os alunos muito espertos e com muita
energia, estavam sempre dispostos a realizar as atividades e brincadeiras
propostas.
Esse ano, a escola
conta com uma coleção de materiais e livros muito completa ( Coleção Dom Bosco).
São livros das disciplinas a serem trabalhadas, respeitando a faixa etária de
cada turma. Dessa maneira, os professores não elaboram planos de aula, pois,
devem seguir as atividades propostas pelo livro, obedecendo á um cronograma.
Para realizar minha
atividade de regência, escolhi, juntamente com a professora que me acompanhou,
trabalhar o numeral 2.
Minha regência
aconteceu no dia 29 de março, e comecei a aula seguindo o padrão da professora,
e com o qual os alunos já estavam acostumados. Ou seja, leitura dos murais,
contagem dos alunos, oração, etc.
Em seguida, comecei a
fazer perguntas a eles que tivessem relação com o tema da aula. Exemplo:
Quantas mãos nós temos?, Quantos orelhas? Quanto pés?. Organizei ainda as
carteiras em duplas, ao invés de grupos com 4 crianças, e segui fazendo
perguntas com o objetivo de encontrar a resposta ‘’2’’.
Logo após toda a
explicação e conversa, levei-os até o pátio e desenhei em um cartaz o número 2
bem grande e pedi q cada um colorisse um pouco, depois que tocassem a linha do
desenho, e até que, ao colocar o cartaz no chão, andassem sobre o desenho feito
para que sentisse o movimento ao se escrever o número.
Após, o lanche, todos
voltaram para a sala e continuamos para realizar algumas atividades.
Pedi que todos
procurassem pares de objetos iguais pela sala para colarmos no cartaz usado
anteriormente. Realizamos ainda a atividade do livro onde cada criança deveria
circular os objetos que possuíam par, e traçar com cola colorida o número 2.
Em seguida teve o jantar
e a escovação,e após esse intervalo, fizemos a pintura e confecção de um par de
ratinhos colocados em um pregador de roupa para as crianças brincarem e
levarem para casa.
Essa etapa do estágio
foi de grande contribuição para mim, pois, vivenciar a docência, ao invés de
observar, nos faz entender o desafio de se transmitir um dado conhecimento e a
satisfação de ver que o que você passou foi absorvido pelas crianças.
Segue abaixo fotos de algumas das principais atividades realizadas durante o estágio.
Obs: As fotos foram autorizadas pela direção da escola, e esta, possuem autorização dos pais dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário