DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO DO MEU
ARTIGO
Elaborar o artigo científico foi
um desafio enorme para mim, e que, no inicio, pareceu quase impossível. Não
sabia qual tema escolher, e quando escolhi, não conseguia delimitar sobre o
assunto.
Após resolvido esses impasses,
comecei a pesquisar sobre o assunto, a relação entre a família e a escola para
a educação das crianças. Comecei então a fazer leituras e mais leituras sobre o
tema e selecionar os teóricos que iriam dar embasamento ao meu artigo.
Os vídeos e textos disponibilizados
pela professora da disciplina e também pela professora da Sala de Português
foram muito importantes e colaboraram muito para a conclusão da escrita. Muitas
foram as dificuldades e, por vezes, a vontade de desistir, porém, segui firme e
consegui finalizar meu artigo.
Para contribuir e embasar a
escrita do meu artigo utilizei os pensamentos e estudos dos autores a seguir:
Cynthia Bisinoto Evangelista Oliveira e Claisy Maria Marinho- Araújo, que falam sobre a família, sua primeira constituição, a inserção de seus valores, o surgimento de novas modelos familiares, além do tradicional e os efeitos dessas transformações na vida das crianças.
Cynthia Bisinoto Evangelista Oliveira e Claisy Maria Marinho- Araújo, que falam sobre a família, sua primeira constituição, a inserção de seus valores, o surgimento de novas modelos familiares, além do tradicional e os efeitos dessas transformações na vida das crianças.
Neste sentido, atualmente, as crianças podem estar inseridas nos mais
variados arranjos familiares. Cabendo a estes um papel relevante na
formação inicial dos indivíduos para que estes possam se tornar sujeitos
capazes de relacionarem com o mundo a partir de sua localização na estrutura
social (OLIVEIRA E MARINHO-ARAÚJO, 2010).
Ainda falando dessas modificações na vida das crianças,
utilizei as falas de Luana Rocha dos Santos-Santos e de José Pedro Toniosso,
que dizem o seguinte:
Modificações importantes também foram sofridas nos tratamentos dedicados
as crianças no decorrer da história. Consoante Santos e Toniosso (2014) até
meados do século XVII, crianças eram vistas como adultos em miniatura e estavam
expostas a tudo o que os adultos participavam. Com o decorrer do tempo esta
visão foi aos poucos sendo modificada, passando a sociedade a ver essa primeira
fase etária como digna de atenções específicas.
Outra contribuição importante para a escrita do texto é de
que:
(...) o processo de escolarização é
diferente para cada uma das classes sociais, embora a ideologia tente mostrar
que é o mesmo. A classe empresarial recebe uma escolarização que lhe permite
obter os conhecimentos necessários para o seu exercício de classe dirigente. A
classe trabalhadora passa por uma rede de escolarização que lhe possibilita
apenas exercer um trabalho disciplinado dentro de sua condição de classe
dirigida (MEKSENAS, 1990, p.136 apud
SANTOS E TONIOSSO, 2014, p. 125).
As autoras Ana da Costa Polonia e Maria Auxiliadora Dessen
também foram fundamentais ao falarem sobre a importância da relação
família-escola na formação dos cidadão, complementando que:
Uma de suas tarefas mais importantes,
embora difícil de ser implementada, é preparar tanto alunos como professores e
pais para viverem e superarem as dificuldades em um mundo de mudanças rápidas e
de conflitos interpessoais, contribuindo para o processo de desenvolvimento do
indivíduo (DESSEN,POLONIA, 2007 p.25)
Utilizei também referências dos autores Ana Merces Bahia Bock; Odair Furtado; Maria de Lourdes Trassi Teixeira; da
Constituição da Republica Federativa do Brasil; Maria Pinheiro Zanzarini;
Isabel Parolin e Sônia Maria Pinheiro Ferro Yoshida, todos foram fundamentais para
a conclusão da minha escrita do artigo.
Referências:
BOCK Ana Merces Bahia; FURTADO, Odair;
TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi.
Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999
Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999
BRASIL, Constituição da Republica
Federativa do. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.
DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana
da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano.
Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2007, vol.17, n.36, pp. 21-32. ISSN
0103-863X. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista,
MARINHO-ARAÚJO Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e
desafios, Estudos de Psicologia I Campinas I 27(1) I 99-108 I janeiro
- março 2010
PAROLIN, Isabel. Professores
formadores: a relação entre a família, a escola e
a aprendizagem. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2010.
a aprendizagem. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2010.
SANTOS, Luana Rocha dos Santos;
TONIOSSO José Pedro A importância da relação escola-família Cadernos
de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 122-134, 2014.
ZANZARINI, Maria Pinheiro; YOSHIDA, Sônia Maria Pinheiro Ferro . A Importância da Família, Aprendizagem e escola. Revista Educação e Linguagem (Online), Cuiabá, p. 01 - 20, 01 jun. 2010.
Link para acesso da postagem em meu blog: http://jaiarapedagogia.blogspot.com.br/
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