terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Artigo- FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DESSA RELAÇÃO PARA O SUCESSO DA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO DO MEU ARTIGO

Elaborar o artigo científico foi um desafio enorme para mim, e que, no inicio, pareceu quase impossível. Não sabia qual tema escolher, e quando escolhi, não conseguia delimitar sobre o assunto.
Após resolvido esses impasses, comecei a pesquisar sobre o assunto, a relação entre a família e a escola para a educação das crianças. Comecei então a fazer leituras e mais leituras sobre o tema e selecionar os teóricos que iriam dar embasamento ao meu artigo.
Os vídeos e textos disponibilizados pela professora da disciplina e também pela professora da Sala de Português foram muito importantes e colaboraram muito para a conclusão da escrita. Muitas foram as dificuldades e, por vezes, a vontade de desistir, porém, segui firme e consegui finalizar meu artigo.
Para contribuir e embasar a escrita do meu artigo utilizei os pensamentos e estudos dos autores a seguir:
Cynthia Bisinoto Evangelista Oliveira e Claisy Maria Marinho- Araújo, que falam sobre a família, sua primeira constituição, a inserção de seus valores, o surgimento de novas modelos familiares, além do tradicional e os efeitos dessas transformações na vida das crianças.
Neste sentido, atualmente, as crianças podem estar inseridas nos mais variados arranjos familiares.  Cabendo a estes um papel relevante na formação inicial dos indivíduos para que estes possam se tornar sujeitos capazes de relacionarem com o mundo a partir de sua localização na estrutura social (OLIVEIRA E MARINHO-ARAÚJO, 2010).

Ainda falando dessas modificações na vida das crianças, utilizei as falas de Luana Rocha dos Santos-Santos e de José Pedro Toniosso, que dizem o seguinte:

Modificações importantes também foram sofridas nos tratamentos dedicados as crianças no decorrer da história. Consoante Santos e Toniosso (2014) até meados do século XVII, crianças eram vistas como adultos em miniatura e estavam expostas a tudo o que os adultos participavam. Com o decorrer do tempo esta visão foi aos poucos sendo modificada, passando a sociedade a ver essa primeira fase etária como digna de atenções específicas.

Outra contribuição importante para a escrita do texto é de que:

(...)  o processo de escolarização é diferente para cada uma das classes sociais, embora a ideologia tente mostrar que é o mesmo. A classe empresarial recebe uma escolarização que lhe permite obter os conhecimentos necessários para o seu exercício de classe dirigente. A classe trabalhadora passa por uma rede de escolarização que lhe possibilita apenas exercer um trabalho disciplinado dentro de sua condição de classe dirigida (MEKSENAS, 1990, p.136 apud SANTOS E TONIOSSO, 2014, p. 125).
As autoras Ana da Costa Polonia e Maria Auxiliadora Dessen também foram fundamentais ao falarem sobre a importância da relação família-escola na formação dos cidadão, complementando que:


Uma de suas tarefas mais importantes, embora difícil de ser implementada, é preparar tanto alunos como professores e pais para viverem e superarem as dificuldades em um mundo de mudanças rápidas e de conflitos interpessoais, contribuindo para o processo de desenvolvimento do indivíduo (DESSEN,POLONIA, 2007 p.25)

Utilizei também referências dos autores Ana Merces Bahia Bock; Odair Furtado;  Maria de Lourdes Trassi Teixeira; da Constituição da Republica Federativa do Brasil; Maria Pinheiro Zanzarini; Isabel Parolin e Sônia Maria Pinheiro Ferro Yoshida, todos foram fundamentais para a conclusão da minha escrita do artigo.

Referências:

BOCK Ana Merces Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi.
Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999

BRASIL, Constituição da Republica Federativa do. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2007, vol.17, n.36, pp. 21-32. ISSN 0103-863X. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista, MARINHO-ARAÚJO Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios,  Estudos de Psicologia I Campinas I 27(1) I 99-108 I janeiro - março 2010

PAROLIN, Isabel. Professores formadores: a relação entre a família, a escola e
a aprendizagem. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2010.

SANTOS, Luana Rocha dos Santos; TONIOSSO José Pedro  A importância da relação escola-família Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 122-134, 2014.

ZANZARINI, Maria Pinheiro; YOSHIDA, Sônia Maria Pinheiro Ferro . A Importância da Família, Aprendizagem e escola. Revista Educação e Linguagem (Online), Cuiabá, p. 01 - 20, 01 jun. 2010.
Link para acesso da postagem em meu blog: http://jaiarapedagogia.blogspot.com.br/









 

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